sábado, 26 de abril de 2014

Sobre a imprensa de Gutenberg


                                                                
                                                                 Fonte: Google Images

  A imprensa de Gutenberg, sem sombra de dúvidas, foi o invento mais importante para o processo de circulação e de divulgação das informações. Antes de 1450- ano de criação da máquina -os livros eram manuscritos, seu material e sua reprodução eram caros e por depender da força humana, demorava- se muito tempo para produzir um único exemplar.  

  A invenção de Johannes Gutenberg otimizou o tempo de produção com a utilização dos tipos móveis, pois partindo de uma folha diagramada, seria possível obter inúmeras cópias dela. Surgiu assim um contexto diferente: maior oferta de livros e poucos leitores. Além disso os livros foram traduzidos para as línguas nativas buscando maior acessibilidade do povo para o conteúdo. A partir do contato com o novo conhecimento, as pessoas adquiriram uma visão mais crítica em relação a sociedade e a  política.

  O jornal impresso surgiu em forma de panfleto com caráter politico, mas ao observar seu poder de alcance, a publicidade começou a se inserir nesse meio de comunicação  através de anúncios. Esse patrocínio prejudicou a liberdade de publicação do jornalista. Anos depois, surgiu o rádio, o telégrafo, a TV e a internet, eles nasceram com a proposta de facilitar a comunicação e a  troca de informação. o telégrafo tornou- se ultrapassado com a invenção do rádio. No inicio, o radiodifusor e a televisão possuíam um caráter informativo predominantemente, mas com a inserção da publicidade, esses meios passaram de jornalismo para entretenimento com uma busca desenfreada por Ibope e por anúncios.